MAUS TRATOS AOS ANIMAIS


MAUS TRATOS AOS ANIMAIS-qualquer cidadão pode fazer a denuncia: CRMV- Unidade Regional do Sul de Minas Gerais. Delegado Dr. Marden. 35/ 3221-5673. Horário: 8 ao meio dia, 13 até 17 h. E-mail: crmvmg.suldeminas@crmvmg.gov.br

domingo, 1 de janeiro de 2012

HOBBES E O ESTADO DA NATUREZA



O homem  é um ser que já nasce com espírito de guerra, passando por cima dos demais para conseguir o que deseja. Ele se julga superior aos outros e isso gera um sentimento que o faz destruir seus semelhantes. Desse constante estado de guerra é que se tem que, nada pode ser injusto.
A justiça e a injustiça não fazem parte da faculdade do corpo ou do espírito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixões. (Leviatã, Cap. XIII)
O homem é um ser competitivo, desconfiado e que carrega suas conquistas como troféus. Dessa forma, vive em constante luta com seus semelhantes, justificando a desconfiança, por conta da busca de realização de suas paixões, não vistas como pecado, a não ser que se criem leis que regulem seu comportamento.
O homem visa seu lucro pessoal e sua segurança, uma vez que, só confia em si próprio.
Com isso, se torna manifesto que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de mantê-los a todos em respeito, eles de encontram naquela condição a que se chama guerra; e uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens. (Leviatã, Cap. XIII)
Por isso, para coibir a discórdia gerada por esse instinto natural do homem, é que precisamos de alguém que nos governe. Esse homem deve criar leis que regulem nossa convivência em sociedade. Necessitamos desse domínio regulador, porém, pela própria natureza humana, esse governante muitas vezes se deixa levar por suas paixões, o que o faz muito mais predador dos demais, fazendo com que seja necessário que se tome seu poder e se eleja novo governo.
Portanto, um governante para controlar os instintos humanos é primordial e nos faz conviver bem uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

EPTV SUL DE MINAS