MAUS TRATOS AOS ANIMAIS


MAUS TRATOS AOS ANIMAIS-qualquer cidadão pode fazer a denuncia: CRMV- Unidade Regional do Sul de Minas Gerais. Delegado Dr. Marden. 35/ 3221-5673. Horário: 8 ao meio dia, 13 até 17 h. E-mail: crmvmg.suldeminas@crmvmg.gov.br

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Psicanálise e Humanismo



Com relação às semelhanças e diferenças entre os estudos de Freud e Rogers acho interessante abordar algumas questões:
          Para Freud o homem não comanda conscientemente seus atos, é movido pelo inconsciente.
          Para Roger o homem comanda sim suas ações, através da razão e da consciência. Ele afirma que o homem já nasce semi pronto e seu objetivo de vida é um eterno processo de desenvolvimento. O homem e o que ele realmente é (self)  vivem em constante conflito com o que ele tem por um “ideal de ser”  (self ideal), ou seja, a visão de si próprio. O conflito impede seu crescimento, por isso, segundo a Teoria Humanista, o homem busca  o aprimoramento durante sua existência.
          Para Freud os problemas estão no inconsciente e cabe à Psicanálise fazer com que o paciente os recorde, para que os sintomas desapareçam. Para ele o objetivo da Psicanálise é esse, trazer o conteúdo do inconsciente para o consciente do homem. Esse método é chamado de “associação livre”.
          Para Roger o homem já nasce com características próprias, “self”, porém busca o “self ideal”, que são o conjunto de características que gostaria que fossem suas. O self ideal pode mudar com o tempo, porém o self não muda. O conflito entre os dois é que causa o desconforto psicológico e impede o crescimento pessoal.
          Para Freud o id é a única estrutura psicológica que nos acompanha ao nascer, são os instintos. Dele formamos posteriormente o ego e o superego. O ego é o meio termo que nos faz agir de acordo com o meio que vivemos e é resultante do superego, onde está a consciência do certo e do errado, das punições, arrependimentos etc. Na questão da sexualidade, o homem nasce com ela, porém não está pronta, desenvolverá durante seu crescimento, até a puberdade.
          Segundo Roger o homem está equilibrado quando demonstra claramente o que sente (congruência) e está em conflito quando é o contrário, ou seja, seu comportamento não corresponde aos seus sentimentos (incongruência). A Teoria Humanista busca fazer o homem tomar consciência de suas limitações e erros a fim de continuar evoluindo.
          Com relação ao processo pedagógico, na Teoria Humanista a criança é o centro de todo processo. O professor auxilia o aluno a seguir suas escolhas de uma forma bem democrática, sem interferências, somente facilitando sua aprendizagem.
          Já a Psicanálise permitiu que a afetividade entrasse no processo escolar, facilitando a aprendizagem. Ela demonstrou que existem problemas de aprendizagem diretamente ligados à questões familiares ou ao relacionamento professor/aluno.
          A Psicanálise também contribuiu na compreensão da sexualidade infantil, que antes era ligada mais ao contexto moral. A sexualidade passou a fazer parte do processo pedagógico, como uma etapa natural no desenvolvimento da criança.
          Tanto a Teoria Humanista quanto a Psicanálise, em minha opinião, abriram horizontes ao educador com relação ao processo a desenvolver no contexto escolar, proporcionando um melhor aproveitamento e resultados na criança.


MPadilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

EPTV SUL DE MINAS