MAUS TRATOS AOS ANIMAIS


MAUS TRATOS AOS ANIMAIS-qualquer cidadão pode fazer a denuncia: CRMV- Unidade Regional do Sul de Minas Gerais. Delegado Dr. Marden. 35/ 3221-5673. Horário: 8 ao meio dia, 13 até 17 h. E-mail: crmvmg.suldeminas@crmvmg.gov.br

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Língua solta- Nova lei proíbe animais expostos em gaiolas nas lojas


Agora é lei: a exposição de cães e outros animais de estimação em vitrines e gaiolas de pet shops está proibida em todo país, segundo a resolução do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.


A decisão, anunciada na semana passada, passa a punir os veterinários e lojas que descumprirem a determinação e poderão responder um processo ético do Conselho Nacional de Medicina.

As novas regras visam cuidar do bem-estar do animal “, levando em conta a liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse, de acordo com o texto da nova lei.

A medida visa proporcionar uma condições “livres do excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse ao animais”.

Depende da gente fazer cumprir a lei.

Outro dia comecei a trabalhar no centro e decidi ir a pé para fazer caminhada. Qual não foi minha surpresa ao passar no Bairro São Geraldo me deparar com alguns Pet shops e ver vários animais em gaiolas (galinhas, pássaros, coelhos, cães, gatos, codornas...). Em especial vi um filhotinho de fila amuado, triste, numa minúscula gaiola. Eu fiquei chateada pois estava um calor infernal e o coitado espremido na porta perto do sol. Dois dias depois ele não estava mais o que me deixou aliviada, achando que alguém o tinha comprado. Nada! Mais dois dias e lá estava ele novamente. Ficou claro que saiu por motivos de saúde. Um mês se passou e ele continuava lá. Enquanto isso eu me informei aqui e ali, mandei mensagem para a polícia ambiental e quando já estava cansada e triste pois não tinha dinheiro para comprá-lo e aliviar seu mal estar, ele sumiu de lá e a gaiola também. Foi então que vi a nova lei. Alguem tomou providencias ou o comprou, sei lá. Prefiro acreditar nisso do que no pior. 

Agora divulgo essa lei para que todos que encontrem por aí animais em gaiolas denunciem. Ajudem nossos amiguinhos!


MAUS TRATOS AOS ANIMAIS - qualquer cidadão pode fazer a denuncia: CRMV- Unidade Regional do Sul de Minas Gerais. Delegado Dr. Marden. 35/ 3221-5673. Horário: 8 ao meio dia, 13 até 17 h. E-mail: crmvmg.suldeminas@crmvmg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

EPTV SUL DE MINAS